Help:Languages/pt

From Project: Redcap

O software MediaWiki, no qual o Projeto Redcap foi implementado, é configurado de forma tal que o idioma primário do sítio é o Inglês. Existe apoio para idiomas adicionais pelo Template de Idiomas. O Projeto Redcap adicionou apoio a idiomas múltiplos em 9 de fevereiro de 2014.

Acentos (e outros diacríticos) e caracteres extendidos

Pelo que sabemos, o MediaWiki tem apoio para caracteres Unicode, mas nem sempre é possível obter documentação que o afirma explicitamente. Se tiver problemas com o suporte para Unicode , por favor me contacte. -- Andrew Gronosky 9 Feb. 2014 18:50 GMT

Códigos de Idiomas

Cada idioma tem um código de duas letras que o MediaWiki usa para identificá-lo. Por exemplo, o código para o Inglês é "en", o código para Espanhol é "es" e o código para Português (tanto Ibérico quanto Brasileiro ou outros dialetos) é "pt".

A lista de códigos de idiomas pode ser consultada nesta página do Meta-Wiki. Idiomas que não estão inclusos na lista não tem ainda apoio do MediaWiki.

Localizando Páginas em Seu Idioma

Cada página que não seja em Inglês pertence a uma categoria cujo nome é o código internacional de duas letras correspondente ao Idioma. Por exemplo, todas as páginas em Alemão pertencem a Category:de porque o código de idioma para o Alemão é "de". A única exceção é o Inglês: os gestores não acharam necessário adicionar uma categoria "en" para cada página em Inglês, já que o idioma padrão já é Inglês.

Todas as categorias de idioma já existentes no Projeto Redcap podem ser encontradas em Category:Languages.

Criando uma Página em Seu Idioma

Primeiro, decida de que chamar sua página. Você deseja criar uma variante de uma página já existente em Inglês, ou quer criar uma página nova cujo título seja em seu próprio idioma?

Variantes de Páginas em Inglês

Pode ser prático em muitos casos criar versões em outros idiomas para páginas já existents em Inglês. Duas situações possíveis que levam a essa situação são aquela em que a página em inglês é particularmente central, como é o caso da Página Principal, ou talvez a página da Comunidade de Fãs; ou ainda quando a página em Inglês já foi criada desde o início com um título em Latim, como Creo ou Quaesitor.

  1. Identifique o código de idioma para seu idioma.
  2. Cria uma nova subpágina da página em Inglês da origem. Uma subpágina tem o mesmo nome da página original, seguido por uma barra de divisão, e então pelo nome da subpágina. O nome da subpágina precisa coincidir com o código de idioma usado pela Wikipedia. Por exemplo, para criar uma versão em Chinês da Página Principal, que é chamada originalmente de Main Page', a subpágina deve ser chamada de Main_Page/zh
  3. Adicione uma categoria de idioma para sua página. A categoria deve receber como nome que a abreviatura de duas letras do seu idioma. Portanto, a versão em Chinês da página principal deve ter [[Category:zh]] no texto. Não se preocupe se for uma categoria que ainda não existe; a Wiki a criará automaticamente no momento em que você salvar sua página nova.
  4. Por fim, volte à página original e adicione a cláusula {{languages}} ao seu final, se não estiver lá ainda. A Wiki automaticamente adicionará um link ("enlace") para a subpágina que você criou.

Criando uma Página Com um Título em Seu Idioma

Em algumas situações você pode querer criar uma página cujo título é em Francês ou Húngaro em vez de Inglês. O procedimento é similar ao da criação de uma variante da página em Inglês.

  1. Crie a página com o título desejado
  2. Redija o conteúdo da página.
  3. Adicione a categoria de idioma, como explicado acima.

Ajuda Adicional

Você pode achar útil conferir a documentação em Template:Languages.

Fique à vontade para contactar os gestores se sentir necessidade de algum tipo de apoio a princípio. Temos muita vontade de ver os vários Idiomas se estabelecerem no Projeto Redcap e teremos prazer em gastar algum tempo para lhe oferecer assistência.

[[:Script error: No such module "String".|English]]

[[Category:Languages pages{{#translation:}}]]